domingo, 28 de maio de 2017

Governo contempla Hospital de Câncer e mais seis municípios e chega a marca de uma ambulância entregue a cada dois dias


O governador Flávio Dino entregou, na manhã desta sexta-feira (26), uma ambulância ao Hospital de Câncer do Maranhão e outros seis veículos a municípios maranhenses. Nessa etapa, foram beneficiados os municípios de Grajaú, Pedro do Rosário, Boa Vista do Gurupi, Lajeado Novo, Feira Nova do Maranhão e Nova Iorque. Desde o início do programa, 77 ambulâncias já foram entregues a municípios maranhenses, qualificando o transporte de pacientes por todo o estado e integrando ainda mais os serviços públicos de saúde.

"Estamos buscando prover os municípios do que chamamos de kit de cidadania básica, o que inclui itens como ambulâncias e viaturas, que são equipamentos básicos para o dia a dia dos cidadãos. Essa tem sido a nossa principal contribuição em meio às crises política e econômica no país, uma postura proativa, corajosa, e uma ação continuada de governo desenvolvida de modo responsável e aplicando bem o pouco recurso disponível”, enfatizou o governador Flávio Dino.  


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que o programa tem avançado e já apresenta resultados positivos pelo estado. "Muitos municípios já foram beneficiados e quem ganha com essa ação são os usuários do sistema público de saúde, que podem contar com um transporte digno e mais seguro. Todos os municípios serão contemplados, o que favorecerá o acesso aos diversos serviços e especialidades oferecidas na rede pública”, reforçou.

O Hospital de Câncer possuía apenas uma ambulância básica e contava com o apoio da central de ambulâncias para atender pacientes em estado grave. “Nossos pacientes precisam de uma assistência de qualidade. Conseguimos esse bem, que fará com que nossos pacientes sejam transportados com a melhor qualidade possível, por uma equipe capacitada e em uma estrutura adequada. Agora podemos, inclusive, atender usuários que estiverem em estado crítico”, disse a enfermeira responsável pelo transporte de pacientes do Hospital de Câncer, Andréa Dutra. 

O diretor clínico do Hospital de Câncer, Arthur Jucá, ressaltou que a ambulância é mais uma das melhorias que estão sendo implementadas na unidade de saúde. “Esse veículo vai favorecer a agilidade no transporte de pacientes que necessitam desse serviço. Estamos inseridos em uma rede de assistência à saúde, então, a ambulância dá o suporte para que possamos contar com toda essa rede que está sendo reestruturada”, disse.


As ambulâncias têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). Os veículos, com custo individual de R$ 160 mil, são equipados com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. Até o final de 2017 o Governo do Estado terá doado 204 ambulâncias a municípios maranhenses.

O vice-prefeito de Grajaú, Gleison Torres, contou que esse apoio do Governo do Estado favorece o município. “A saúde passa por uma situação crítica no cenário nacional. A gente tem um déficit de assistência na área do transporte de pacientes, por isso essa parceria é importante para o município. Há uma dificuldade do Governo Federal em dar esse apoio que, hoje, está sendo dado pelo poder público estadual. O governador tem, mais uma vez, mostrado auxílio à Grajaú”, afirmou.     

O apoio do legislativo garante, também, o êxito de iniciativas como essa do Governo do Estado. Alguns dos veículos têm sido adquiridos com emendas parlamentares. “Essa é uma ação do governador Flávio Dino que conta com a contribuição de deputados da Assembleia Legislativa através de emendas parlamentares. O governador está de parabéns pela sensibilidade, pois sabemos muito bem da importância de uma ambulância como essa para a saúde das pessoas que necessitam de um transporte seguro e confortável”, destacou a deputada estadual Valéria Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário