segunda-feira, 29 de maio de 2017

Comunidades rurais de Presidente Vargas são contempladas com ações do Governo do Estado


Prestar serviços de assistência, saúde, prevenção e educação para as mulheres dos pontos mais distantes do estado, esse é o objetivo do Ônibus Lilás. Fruto de uma demanda da Marcha das Margaridas, as unidades móveis fazem parte do programa 'Mulher: Viver sem Violência'. Especialmente adaptados para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas, o Ônibus Lilás foi uma reivindicação das mulheres trabalhadoras rurais durante a Marcha das Margaridas.

Desde 2015 a unidade percorre os municípios maranhenses levando os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas. Diferente da Carreta Mulher Maranhense, o Ônibus Lilás atende as mulheres dos locais mais remotos dos municípios como explicou a chefe do Departamento de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres – DAE, Claudia Gouveia, “O acesso não é o principal desafio, pois levar as ações das políticas para as mulheres as comunidades mais distantes é gratificante. O nosso maior desafio é vencer o preconceito que algumas mulheres tem com relação aos exames de prevenção”. 


O Ônibus Lilás foi especialmente desenvolvido para deslocamento fora dos grandes centros e está equipados com duas salas fechadas para garantir privacidade. Nos dias 22 e 23 de maio o ônibus esteve em Presidente Vargas, nos povoados Boa Hora e Sapucaial. Nos dois povoados mulheres, homens e crianças participaram de palestras formativas, tiveram acesso a consultas médicas, testes rápidos e vacinação. As mulheres puderam realizar o exame preventivo de câncer do colo do útero e realizaram uma escuta especializada através da Ouvidoria da Mulher da Semu, além de atividades de embelezamento.

Em Boa Hora foram 156 pessoas atingidas e foram realizados 414 atendimentos. Em Sapucaial foram 101 pessoas atingidas e 286 atendimentos realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário