sexta-feira, 12 de maio de 2017

‘Busca Implacável’ realizou mais de 40 mil procedimentos para combater assaltos a ônibus


Equipes policiais da operação ‘Busca Implacável’ realizaram aproximadamente 40 mil procedimentos no primeiro quadrimestre deste ano. Entre as ações da operação estão a abordagem a pessoas e aos veículos, apreensão de drogas e armas e conduções de suspeitos às delegacias. Diariamente, policiais militares atuam nos coletivos em pontos diversos, simultaneamente. A ‘Busca Implacável’ é uma das estratégias da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), realizada pelo Batalhão Tiradentes, da Polícia Militar, para combater assaltos e demais ocorrências a coletivos e garantir a segurança de quem utiliza este transporte público na Região Metropolitana de São Luís.

“O trabalho da polícia agindo diretamente na prevenção, tornou mais difíceis as investidas dos suspeitos. Ao notar a presença do policial fardado e equipado nos coletivos, eles tendem a desistir do ato ilícito. É um trabalho de resultados e que gradativamente vai diminuir os casos”, disse o comandante do Batalhão Tiradentes e coordenador da operação, tenente-coronel Marques Neto. Desde o mês passado, o Batalhão dobrou o número de abordagens, intensificando os resultados da operação nos coletivos. “A Busca Implacável é uma operação de rotina e permanente”, enfatiza o comandante.

O monitoramento das áreas mais vulneráveis como paradas em locais considerados de grande risco de assaltos e pontos finais dos coletivos é outro viés da ação policial. As equipes promovem ainda fiscalização com barreiras fixas em avenidas estratégicas de fluxo intenso e com histórico de registros de assaltos. A operação também atende a demanda das ocorrências a ônibus, prestando apoio as demais iniciativas de combate a este tipo de crime. “O trabalho regular e permanente do Batalhão já incluía os coletivos e com a operação foi intensificado”, explica Marques Neto.

Combate direcionado

Durante os trabalhos da operação já foram flagrados casos pessoas portando pequenas quantidades de drogas, que são devidamente apreendidas, e também armas brancas como facas e canivetes.


A operação ‘Busca Implacável’ conta com efetivo de todos os setores da Militar – batalhões, motos, viaturas e cavalaria – e da Polícia Civil. Na operação direta são 115 equipes da Militar com meta de abordar o mínimo de 20 coletivos por dia.

As incursões são registradas em cartões magnéticos, elaborados em conjunto com a Segurança e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A cada passagem do dispositivo pelo aparelho instalado nos ônibus as informações são enviadas ao sistema da polícia e a partir daí é construído o relatório do dia de operação das equipes.

Para a operação são destacados efetivos de todos os setores da Polícia Militar – comandantes dos Batalhões, motos, viaturas, cavalaria – e tem parceria da Polícia Civil, que se ocupa das investigações de casos flagrados. A população pode colaborar no canal whatsApp do Batalhão Tiradentes: (98) 98876.0176.

Nenhum comentário:

Postar um comentário