domingo, 9 de abril de 2017

Vargem Grande de Ontem: A posse de Antônio Trabulsi como prefeito...

Dona Azizi Trabulsi e Rachid Trabulsi.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na terceira edição da Coluna "Vargem Grande de Ontem", que irá ao ar na manhã de todos os domingos e que foi idealizada pelo Titular do Blog, voltamos à década de 60, mais precisamente ao mês de janeiro de 1965, quando tomava posse pela primeira vez como prefeito de Vargem Grande Antônio Rachid Trabulsi. Na foto acima aparecem em primeiro plano os pais do jovem prefeito, o senhor Rachid e a senhora Azizi Trabulsi.

Antônio Trabulsi foi eleito em um cenário, até então, totalmente desfavorável a ele ou qualquer outro, visto que, o candidato adversário, o senhor Clóvis Viana, era apoiado pelo Coronel José Firmino Gomes, que na época era o principal dono de terras e o chefe político da cidade por pelo menos 20 anos. Antônio Trabulsi tinha como vice Raimundo Carlos de Mesquita, conhecido como Mundinho.

O mandato de Trabulsi, como também era conhecido, foi marcado por grandes obras, como, o asfaltamento do centro da cidade, a construção das pontes de concreto existentes na sede, diversas praças, o colégio Azizi Trabulsi (que leva o nome de sua mãe), o Hospital Benito Mussoline (na época ainda era um posto médico e no mandado de José Pedro da Silva se tornou hospital), reforma da prefeitura, poços artesianos, reforma do Mercado Municipal (atualmente o referido mercado leva o seu nome como forma de homenagem), reforma do açude velho, abertura de novas ruas e calçamento de ruas já existentes, etc.

A história política de Antônio Trabulsi é longa, mas será tema para outros domingos...

3 comentários:

  1. Ainda criança, tive o privilégio de presenciar parte das ações do meu tio na condição de prefeito de Vargem Grande. Passava por lá as férias escolares e demais feriados, tenho saudades dos banhos no açude e da convivência com as pessoas.

    ResponderExcluir