sábado, 4 de fevereiro de 2017

Prefeito Rodrigues da Iara e Secretária Joselma Barbosa participam do I Seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde

Prefeito Rodrigues da Iara com a equipe da secretaria de Saúde de Nina Rodrigues.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O município de Nina Rodrigues esteve presente no I Seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde, que teve como foco favorecer a proximidade entre os gestores públicos de saúde nas instâncias municipais, estaduais e federal, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems), na noite desta quinta-feira (02), no Rio Poty Hotel, em São Luís.

O prefeito Rodrigues da Iara (PDT), mesmo com as dificuldades enfrentadas devido uma fratura no pé esquerdo, recorrente de um incidente com o palco no dia de sua posse, esteve presente ao evento, ao lado da secretária de Saúde de Nina Rodrigues Joselma Barbosa e demais membros da Semus de Nina.

Representando o governador Flávio Dino durante a abertura solene do seminário, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou o diálogo com os prefeitos eleitos e reeleitos e os gestores municipais de saúde. “Tenho recebido a todos os prefeitos e secretários de forma republicana e indistinta. Precisamos fortalecer o sistema único de saúde, com estados e municípios se dando as mãos, tratando os problemas e buscando soluções conjuntas. Os recursos são escassos e precisam ser otimizados, por isso, estamos tratando a saúde de forma regionalizada”, ressaltou.

O encontro também levantou debates sobre as políticas e os programas Estruturais do SUS e financiamento; a legislação do Programa Mais Médicos; a judicialização da Saúde; o papel do Cosems e do Conasems na Construção do SUS; a melhoria dos indicadores de mortalidade materna e gestão do sistema de informação da atenção primária e vigilância em saúde; e a gestão do SUS e a importância dos seus instrumentos: Lei Orçamentária Anual (LOA); Plano Plurianual (PPA); Plano Municipal de Saúde (PMS) e Relatório de Gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário