domingo, 19 de fevereiro de 2017

Mais de mil caranguejos vivos e 200 quilos de carne do crustáceo são apreendidos durante fiscalização

O período de defeso do Caranguejo Uçá iniciou no mês de janeiro e se estende até início de abril. Dessa forma, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e o Corpo de Bombeiros, realizou fiscalização como forma de combater a pesca, transporte e comércio irregular e ilegal do crustáceo. Quem for flagrado capturando ou comercializando o animal sofrerá as penalidades cabíveis.

Fiscalização do período de defeso do Caranguejo Uçá
iniciou em janeiro e já apreendeu mais de mil crustáceos. (Foto: Divulgação)
Durante seis dias, entre 11 e 16 de fevereiro, foram vistoriados restaurantes, bares, feiras e mercados. A equipe de fiscalização apreendeu 1.400 caranguejos vivos e quase 200 quilos de carne do crustáceo, além de 5 quilos de lagosta. Todas as pessoas físicas e jurídicas flagradas cometendo infração ambiental foram multadas.

Após as apreensões e emissão dos autos de infração foi realizada a soltura dos animais nos manguezais próximos a ilha. A carne do caranguejo beneficiada (patinhas e carne congelada) e as lagostas foram doadas para o Programa Mesa Brasil do  SESC, beneficiando as entidades Casa de Davi e Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM), que proporcionam tratamento para dependentes químicos.

Durante o “defeso” as pessoas físicas ou jurídicas que atuam na captura, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização do Caranguejo Uçá, poderão realizar essas atividades, exclusivamente, quando apresentarem a declaração de estoque. Esse documento deverá ser preenchido e entregue no IBAMA ou SEMA. O modelo da declaração pode ser encontrado no site do IBAMA.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, explicou que esse período é importante para preservar a espécie. “O período de defeso compreende o período reprodutivo da espécie. É o período que esses caranguejos, tantos os machos quanto às fêmeas, saem das suas tocas, andam pelos manguezais, realizam o acasalamento e liberação dos ovos. Então, é muito importante que as pessoas físicas ou jurídicas que fazem a comercialização, que a coleta ou transporte desse produto, respeitem o período porque é um período de reprodução”, destacou o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário