segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Inmeq-MA encontra irregularidade em loja automotiva durante fiscalização na Av. Kennedy


Produtos do setor automotivos foram alvo de fiscalização, nesta sexta-feira (10), em São Luís, pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Maranhão.  A ação fez parte da ‘Operação Boa Viagem’, desencadeada pelo Inmetro, autarquia do Governo Federal, em todo o país.

O foco da operação foram os itens rodas automotivas de aço e de alumínio, líquidos para freios hidráulicos para veículos automotivos, amortecedores da suspensão, buzinas ou equipamentos similares, lâmpadas para veículos, bateria chumbo-ácido e carregador de baterias automotivas. Esses itens entraram, recentemente, em programas de avaliação da conformidade compulsórios e devem, obrigatoriamente, ter o selo do Inmetro na embalagem e no produto.

A fiscalização foi realizada na Avenida Kennedy, local de grande concentração de lojas do setor automotivo. Os fiscais percorreram as lojas para vistoriar se os itens automotivos vendidos ostentam o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. “O objetivo da operação é certificar se o comerciante está vendendo de acordo com as normas exigidas pelo Inmetro e visa, também, conscientizar o consumidor de que é necessário ter uma atenção especial ao comprar este tipo de produto, evitando possíveis acidentes por falha mecânica”, explica a coordenadora de Qualidade Industrial do Inmeq-MA, Laynne Lima.

A atenção especial a esses produtos deve-se ao fato do aumento das viagens, neste período de férias e no feriado carnavalesco. Por isso, os cuidados com a qualidade das peças adquiridas para a manutenção dos veículos devem ser redobrados, pois muitos acidentes ocorrem por falha mecânica. Durante a operação, foi verificada irregularidade em um amortecedor, que estava sem o selo do Inmetro. Ao todo, 17 estabelecimentos foram visitados pelos fiscais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário