quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Governo lança Agritec para o fortalecimento da agricultura familiar no território Baixo Parnaíba


Com foco nas potencialidades agrícolas e no fortalecimento da agricultura familiar do Maranhão, o governo do Estado, por meio do Sistema SAF (composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária  e Extensão Rural -AGERP e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA), juntamente com os parceiros Embrapa, Sebrae e os movimentos sociais, lançaram na manhã desta quarta-feira (09), a primeira Feira de Agricultura familiar e Agrotecnologia do Maranhão- AGRITEC, no município de Chapadinha. A agritec do Território Baixo Parnaíba será realizado nos dias 01 a 09 de dezembro e envolverá 17 municípios. A solenidade de lançamento foi no auditório do Sebrae, centro de Chapadinha.

Diferente de outras feiras agropecuárias, a Agritec é direcionada para que o agricultor familiar tenha acesso aos mais diversos conhecimentos relacionados à produção agrícola. A Agritec dispõe de espaços tecnológicos com demonstração de pequenas alternativas de cultivo viáveis para o produtor, oficinas, palestras, cursos, comercialização de produtos cultivados por agricultores dos municípios da região, dentre outros atrativos. Esta já é a nona edição da feira que só este ano, com a realização de quatro edições foram capacitados 6.313 agricultores familiares do Estado.

Sobre as capacitações, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, ressaltou que têm alcançado elevado número de interesse e participação do agricultor familiar que busca se aprimorar e pôr em prática o conhecimento no cotidiano de sua produção rural.

“O governo Flávio Dino é um governo para todos, com oportunidades iguais. A Agritec é uma ferramenta que o Governo do Estado criou para desenvolver a agricultura por meio do conhecimento e produção.  É impossível desenvolver o Maranhão sem que tenhamos uma agricultura familiar forte, porque essa atividade tem a capacidade de gerar alimentos, oportunidade para que milhares de pessoas tenham acesso à renda e consigam desenvolver outros setores econômicos”, enfatizou o secretário da SAF, Adelmo Soares.

Dona Gracilene Almeida, de 43 anos e moradora do povoado Canto do Ferreira, do município de Chapadinha, estava toda feliz em expor os produtos que sustenta sua família no lançamento da Agritec. “Nós somos 17 famílias na associação das quebradeiras de coco babaçu e produzimos, biscoitos de mesocarpo, doce de caju, azeite de coco babaçu e vendemos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), feiras e comercio local. Estamos ansiosos para mostrar nossa produção na Agritec no município de Chapadinha.

O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, enfatizou o trabalho do Governo do Estado na região. “O Sistema SAF vem trabalhando em diversas ações para o fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento do território Baixo Parnaíba. Programas como Mais IDH, ÁGUA Doce, Segunda Água, cadeias produtivas de ovinocaprino, mandioca, aves e caju estão sendo desenvolvidas no território”, explicou o presidente.

“O evento é de suma importância para a regional porque a gente vem trabalhando há mais de 10 anos com os agricultores familiares do território levando conhecimento e tecnologia. Com a realização da Agritec em Chapadinha é uma oportunidade de mostrarmos o trabalho desenvolvido pelo Sebrae na região”, explicou Larissa Leite, gerente regional do Sebrae em Chapadinha.

Os municípios que fazem parte do território e que serão beneficiados com a realização da AGRITEC serão: Agua Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Bernardo, São Benedito, Tutóia e Urbanos Santos.

Estavam prestigiando o lançamento a presidente do Iterma Margareth Mendes, prefeitos dos municípios próximos, vereadores e representantes de associações e sindicatos de trabalhadores rurais.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário